Soldado John Steele - o paraquedista na igreja de Sainte Mère Eglise
Quem visita a cidadezinha francesa de Sainte Mère Eglise depara com um estranho monumento: um boneco "paraquedista" dependurado na igreja da cidade. Trata-se de uma homenagem ao soldado americano Marvin John Steele da 505a Divisão Aerotransportada 82 que, na madrugada do dia "D" - do desembarque aliado na Normandia -, saltou com seu paraquedas, ficando preso à torre da igreja. Seu grupo de saltadores caiu sobre Sainte Mère Eglise num triste momento, em que muitos soldados alemães aglomeravam-se na praça, tentando ajudar a população a apagar um incêndio. A aglomeração de soldados foi uma falta de sorte dos paraquedistas que, no calor da batalha, iam sendo abatidos antes mesmo de tocar o solo.
Steele passou horas ali fingindo-se de morto para não ser alvejado pelos soldados alemães, mas já havia levado um tiro no pé. Sua história está revelada em inúmeras fontes, mas especialmente no filme e livro "O Mais Longo dos Dias" onde se acompanha a tristeza do soldado ao testemunhar as mortes de seus companheiros logo abaixo.
Steele e alguns elementos de seu grupo
Steele e muitos outros são personagens inesquecíveis do Dia D.
John Steele foi capturado depois pelos alemães e encaminhado a um posto de atendimento para cuidar de seu pé, mas conseguiu escapar e juntou-se novamente à sua Divisão onde ainda conseguiu continuar combatendo, inclusive colaborando com a libertação de uma vila, valendo-lhe duas condecorações.
Marvin John Steele nasceu em Metropolis, Illinois, em 1912, filho do Capitão John & Josephine Lynn Steele. Marvin, como ele era chamado em casa, era um dos sete filhos.
John Steele e Norman
Três dos rapazes serviram na Segunda Guerra Mundial, e o irmão Norman "Short Dog" Steele foi morto na Alemanha apenas algumas semanas antes do cessar fogo.O irmão James "Oney" Steele entrou para os Marines e lutou nas campanhas do Pacífico Sul. Ele ficou gravemente ferido e passou algum tempo no hospital.
John Steele tinha 32 anos à época da invasão, mas muitos de seus amigos ainda estavam praticamente na adolescência. E, como acontecia com todas as tropas de pára-quedistas, eles eram voluntários. O melhor do melhor.
John Steele participou de seis campanhas no front Europeu, Africano e do Oriente Médio, incluindo a Batalha das Ardenas (do Bulge). Ele fez saltos na Sicília, Itália, Normandia e Holanda.
John Steele morreu de câncer no Hospital VA em Fayetteville, Carolina do Norte, em 16 de maio de 1969 com a idade de 56 anos. Ele está enterrado num cemitério de Metropolis, IL.
-----
Em comemoração aos 65 anos do dia D, especialmente inspirado em John Steele, o músico e compositor Larry Whitler compôs uma canção denominada "Os Anjos de Sainte Mère Eglise".
Eis a canção:
"Os Anjos de Sainte Mère Eglise"
"The Angels Of Sainte Mere Eglise"
By Larry Whitler
John Marvin Steele
Had a story to tell
From the north part of France In Normandy
In the early hours of D-Day
Preparing to jump
Je suis American----
Je suis American---
The people of Sainte-Mère-Église
Remember that day in their hearts
And their streets
The liberation of Normandy
Vive la France
Nous somme libre---
Nous somme libre---
And the bells tolled
And the guns fired
And a barn burned down
And from the light of the fire
Hitler's Nazis were pickin' 'em off
As they fell into town The 505th
Parachute Infantry
Left their blood on the ground---
John Marvin Steele
Drifted down to that hell
Where the angels of Sainte-Mère-Église
Kept him from meeting a certin death
Down in the street
Gloire 'a Dieu---
Gloire 'a Dieu---
And the bells tolled
And the guns fired
And Private Steele hung on
For his life
Hitler's Nazis could not hold them off
And they met their defeat
Heaven in France was returned
To the angels of Sainte-Mère-Église
And the bells continue to toll
And the children run free in the streets
And a mannequin trooper hangs from the church
In John Marvin Steele's memory
And the bells toll
And they live their lives in peace
Heaven on earth in the north part of France
For the angels of Sainte-Mère-Église
por Oriza Martins
Fontes: The Longest Day (movie & book)
Wikipedia
The 505 Regimental Combat Team Website
Nenhum comentário:
Postar um comentário