quarta-feira

Love Stories e o Dia D: o invasor apaixonado

Histórias de Amor... e o Dia D

Por trás de todo ser humano sempre há uma história de amor...
Nos pensamentos de qualquer soldado, sentimentos de afeto e saudade estão continuamente presentes: por algum amor, pela família, pelos amigos...
Muitas vezes, as histórias de amor acontecem em pleno teatro de operações militares: umas tristes, outras felizes...

Vejamos algumas dessas love stories acontecidas durante a Campanha da Normandia.

O invasor apaixonado que veio para ficar

Durante e após o desembarque das tropas aliadas na Normandia, o povo de Bayeux, não obstante a proibição dos alemães, se reuniu na praça para ouvir dos padres as novas sobre a invasão.

Em meio aos bombardeios, uma jovem de tranças pedalava pela estrada em direção à granja de seus pais, em Colleville, nas cercanias de Omaha. Assistindo a aviões metralhar tropas, presenciando destruições, seguia Anne Marie Broeckx, jovem professora de 19 anos, somente rompeu em lágrimas ao chegar à granja e abraçar seus pais, sãos e salvos.

A cerca de oitocentos metros de distância, lutando pela vida entre os horrores da praia de Omaha, estava o soldado-de-primeira-classe Léo Héroux, então com dezenove anos, que viria a se apaixonar por Anne-Marie.

Eles se encontraram pela primeira vez dois dias depois do Dia D, em 8 de junho, apaixonaram-se e acabaram se casando, tornando-se Anne Marie uma das poucas "noivas de guerra" que não foram morar nos EUA. Ela e Léo passaram a viver lá mesmo, na granja de Broeckx, e tiveram três filhos.


Nenhum comentário: