terça-feira

O que é a Normandia?

Normandia é uma região situada no noroeste da França, mundialmente conhecida por haver sediado o famoso desembarque dos exércitos aliados, durante a Segunda Guerra Mundial, em 6 de junho de 1944, conhecido como o DIA "D" ou, conforme as palavras do Marechal alemão Erwin Rommel - "o mais longo dos dias".

A Normandia (em francês: Normandie) foi colonizada pelos normandos.

Atualmente, é dividida em duas regiões administrativas: a Baixa-Normandia, regrupando os departamentos Calvados, Manche e Orne, e a Alta-Normandia, com os departamentos Eure e Seine-Maritime.

Baixa-Normandia é uma das 26 regiões administrativas da França. Composta por três departamentos (Calvados, Orne e Mancha), ela corresponde à parte ocidental da antiga província da Normandia e do Perche.

Alta-Normandia é uma das 26 regiões administrativas da França.

Possui dois departamentos: Seine-Maritime e Eure.

Foi criada na França em 1956 e corresponde à parte oriental da antiga Província da Normandia.

Suas principais cidades são Rouen, Évreux, Bernay, Le Havre e Les Andelys

Povoada inicialmente por tribos celtas, a Província foi conquistada em 51 a.C. pelas legiões romanas. Com a queda de Roma, os povos francos ali se instalaram e foram, mais tarde integrados ao Império Carolíngio.

A partir do final do século VIII, piratas vikings devastaram a região, ali se estabeleceram e fundaram, em 911, o Ducado da Normandia. Depois de um século de expansão, as fronteiras da Normandia se tornaram estáveis, a tal ponto de se aproximaram das atuais.

Integrada ao Reino da França, a região foi particularmente marcada pelos efeitos da Guerra dos Cem Anos, e pelas Guerras de Religião, ao ponte de que os normandos foram muito mais convertidos ao Protestantismo do que os de outras regiões da França.

No século XX, o desembarque das tropas Aliadas na Normandia trouxe destruição para as cidades normandas, notadamente Sait-Lô, Le Havre e Caen.

Nenhum comentário: