quarta-feira

Love Stories e o Dia D - Rommel

Histórias de Amor... e o Dia D

Por trás de todo ser humano sempre há uma história de amor...
Nos pensamentos de qualquer soldado, sentimentos de afeto e saudade estão continuamente presentes: por algum amor, pela família, pelos amigos...
Muitas vezes, as histórias de amor acontecem em pleno teatro de operações militares: umas tristes, outras felizes...

Vejamos algumas dessas love stories acontecidas durante a Campanha da Normandia.

Marechal Rommel: o presente à esposa - que fez a diferença

O Marechal-de-campo Erwin Rommel, consagrado herói alemão da campanha da África, foi designado comandante no combate às tropas aliadas que já se encontravam em planejamento avançado do desembarque do Dia D no território francês - desde 1940 ocupado pelos nazistas.

Rommel sabia que o desembarque era iminente, aguardado há meses, porém, com o mau tempo reinante naqueles primeiros dias de junho de 1944, ele, como muitos alemães, não consideravam provável que os Aliados se aventurariam a enfrentar o tormentoso canal do Mar do Norte que separa a França da Inglaterra.

Os Aliados, entretanto, marcaram o desembarque para 6 de junho, aproveitando a previsão meteorológica de uma pequena trégua no mau tempo.

Nesse mesmo dia - 6 de junho - a esposa do Marechal Rommel estaria aniversariando e ele, carinhosamente, resolveu levar-lhe de presente pessoalmente, na Alemanha, um par de sapatos parisienses. Ele sabia que ela iria adorar...

Mas essa atitude fez muita diferença.
Não foi somente por isso que as coisas desandaram pelo lado alemão, mas, longe da França, quando o Marechal tomou conhecimento da invasão, horas preciosas já se haviam perdido para o comando nazista. Horas irrecuperáveis.

Assim, enquanto Rommel comemorava, com carinho, o aniversário da esposa em família, as tropas aliadas desembarcavam na Normandia, iniciando a saga de libertação da Europa.

Nenhum comentário: